Portal do Vale Tudo

Vídeo: Joe Moreira relembra pescotapa que levou e filosofia que aprendeu com Hélio Gracie

por: PVT
em 1 de agosto de 2017

Faixa-preta 8º grau, Joe Moreira foi um dos primeiros não Gracie a migrar para os Estados Unidos para ensinar a arte suave. Formado pelo mestre Francisco Mansur, Moreira é conhecido por ter ajudado inúmeros lutadores e professores brasileiros a conseguirem visto de entrada nos EUA, além de ter fundado a primeira federação de Jiu-Jítsu do país.

Muito do que possui hoje ele agradece ao Jiu-Jítsu, não apenas pelos bens materiais, mas também pelo conhecimento que contribuiu para sua formação como homem. Uma das filosofias que ele segue até os dias de hoje foi ensinada pelo lendário Hélio Gracie, com o auxílio de um pescotapa que ele diz sentir até hoje.

Tudo aconteceu porque, em um treinamento, Joe Moreira estava só andando para trás. “Tu é caranguejo? Não para de andar para trás, caranguejo é que só anda para trás, lutador de Jiu-Jítsu só anda para frente. Vai para frente e agarra ele”, exigiu Hélio Gracie após o tabefe.

“Hoje em dia tudo na minha filosofia de ensinamento dos meus alunos é para frente. Sou contra esse de dar um passo atrás, levantar, porque você deixa seu oponente solto… Para frente seu corpo já amassa. Aquilo serviu de filosofia de vida e de ensinamento para mim. Certas coisas são boas”, reconhece Joe Moreira.