Portal do Vale Tudo

Sergio Malibu lembra sugestão curiosa de Hélio Gracie: “Bebe urina”

por: Leonardo Fabri
em 10 de agosto de 2017

“Professor de Jiu-Jítsu é uma coisa, treinador é outra”, diz Sergio Malibu no vídeo que pode ser assistindo acima. Faixa-coral de Jiu-Jítsu formado por ilustres nomes da família Gracie, ele exalta a importância dos mestres na vida dos alunos, que vai além dos ensinamentos no tatame.

Para exemplificar como um mestre deve se relacionar com seus alunos, ele relembrou duas experiências que teve no quando dava seus primeiros passos no Jiu-Jítsu, uma com Rolls Gracie, que quase o apagou em um estrangulamento, e outra com Hélio Gracie, que sugeriu que ele bebesse urina.

“Eu tinha aquele mentor para dizer que eu estava dando mole, estava vacilando. Estou passando essa mensagem para que as pessoas não pensem só em formar campões dentro do tatame, em medalhas, mas formar pessoas com caráter, educar seu aluno. Eduque seu aluno na hora que ele entra na academia, na hora que ele sai da academia, faça ele cumprimentar todos os companheiros, para quando chegar na casa dos outros, fazer a mesma coisa com o jovem, cumprimentar sempre o mais velho, e ser educado, não ser aqueles caras ‘marrudos’. Hoje tem muito ‘marrudo’ no Jiu-Jítsu. Sou contra a forma de ensinar visando só medalhas e campeonatos. Cuidem dos seus alunos como os antigos mestres de Jiu-Jítsu criaram a gente. Seja um educador, não seja só um treinador”, sugere Malibu.