Portal do Vale Tudo

Rousimar Toquinho revela como Hugo Duarte o convenceu a desistir da aposentadoria

por: PVT | @portaldovt
em 12 de julho de 2019

Após o nocaute no primeiro round sofrido para Georgy Kichigin em dezembro do ano passado na Rússia, a quarta derrota nas últimas seis lutas, Rousimar Toquinho, 39 anos, considerou a possibilidade de pendurar as luvas. Porém, uma lenda do mundo das lutas o convenceu a mudar de ideia: o general da Luta-Livre Hugo Duarte, quem hoje lidera os treinamentos do temido especialista em chaves de tornozelo e joelho.

“Comecei a desanimar por ter perdido duas lutas, perdi meu empresário também, e fiquei desanimado. Conheci o Carvão (aluno de Hugo Duarte) e ele disse que me ia levar no mestre Hugo porque o mestre Hugo ia me ajudar muito”, contou. “Um dia eu estava muito desanimado, vim aqui e quando conheci o mestre Hugo eu já senti uma coisa diferente. Treinei com todo mundo, eles me receberam como se eu fosse um rei. O professor Hugo me tratou muito bem, me senti em casa e agradeço a ele, porque eu estava muito desanimado, e ele começou a olhar para mim, disse para eu acordar, que eu tenho talento e disposição, aí eu acordei.”

Por outro lado, Rousimar Toquinho também inspirou o Hugo Duarte. Atualmente à frente das aulas de Luta-Livre da academia KS, na Barra da Tijuca, o veterano não tinha certeza se votaria a trabalhar com MMA, mas, com a chegada do reforço, decidiu montar sua própria equipe, a Hugo Duarte Team (HDT).

“Estou há um tempo correndo atrás para fazer uma equipe de MMA… americanos e japoneses me mandam mensagem no facebook perguntando, mas eu não estava incentivado. O Carvãozinho, faixa-preta meu, disse que ia trazer um casca-grossíssima. Eu fiquei pensando: quem? E ele trouxe essa fera aqui. Ele veio treinar aqui e eu fiquei surpreendido com esse animal. Isso é uma fera! E é uma pessoa sensacional, do bem. Eu estava até parado, mas veio essa luz (Toquinho)… não tem como parar.”