Portal do Vale Tudo

Rivais dos anos 80, Marco Ruas e Fernando Pinduka se unem para seminário histórico no Rio de Janeiro

por: PVT | @portaldovt
em 11 de julho de 2018

No dia 6 de outubro acontece um reencontro histórico. Rivais dos anos 80, Marco Ruas e Fernando Pinduka ministram juntos um seminário de MMA, submission e defesa pessoal, na academia Renzo Gracie Brasil RJ, no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Duelo entre eles aconteceu em 1984 – Foto: Acervo Pessoal/Pinduka

O evento acontece quase 35 anos após a luta entre eles, válida pelo Desafio Jiu-Jitsu vs outras Artes Marciais, no Maracanãzinho. O duelo terminou empatado após 20 minutos de combate. A partir dali, Ruas passou a se dedicar ao treinamento de outras modalidades de luta, dando origem ao cross-training, o que seria uma espécie de “pai do MMA”.

“Vai ser uma honra pra mim, porque foi meu primeiro adversário no Vale-Tudo. Na época era Vale-Tudo, a gente não lutava por grana, era por seu ideal, pela sua bandeira, por honra. Eu tive um grande oponente, um tremendo casca-grossa, e essa luta só me ajudou na carreira”, reconhece o campeão do UFC 7.

Embora não tenha voltado ao Vale-Tudo após a luta contra Ruas, Pinduka seguiu sua carreira no Jiu-Jitsu e, há cerca de duas semanas, foi graduado faixa-vermelha.

“A vida é cheia de surpresas mesmo. Depois da faixa-vermelha, a festa que fizeram para a minha graduação, agora eu recebo outra surpresa, um convite para fazer um seminário com o Marco Ruas, meu adversário de 30 anos atrás. Seja bem-vindo, Marco. Vamos juntar nossos conhecimentos para mostrar para o mundo das artes marciais uma nova possibilidade de ataque-defesa”.

Reservas devem ser feitas através do telefone (21) 99808-5108. Para mais informações, entre em contato com a produção do evento através do Facebook (clique aqui).