Portal do Vale Tudo

Luto: Introdutor do Muay Thai no Brasil, Nelio Naja morre aos 65 anos

por: PVT | @portaldovt
em 12 de julho de 2018

Nélio Naja, à direita, introduziu o MMA no Brasil – Foto: acervo pessoal

Responsável por introduzir o Muay Thai no Brasil, o grão-mestre Nelio Naja, 65 anos, foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira no simples lar onde morava, sob uma via férrea no município de Almirante Tamandaré, no Paraná. De acordo com informações preliminares, tudo indica que a morte aconteceu por causas naturais, o que ainda precisa ser confirmado por exames do Instituto Médico Legal.

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de novembro de 1952, Nelio Borges de Souza teve seu primeiro contato com artes marciais quando era paraquedista da Aeronáutica. Um dos primeiros faixas pretas de Taekwondo do país, ele adaptou técnicas de Boxe Tailandês, aprendidas durante uma temporada de dois anos na Tailândia, para criar o Muay Thai brasileiro.

Na década de 70, mudou-se para Curitiba, cidade considerada a capital do Muay Thai no Brasil. Nelio Naja formou mestres como Luiz Alves, Flavio Molina, Wellington Narany e Rudimar Fedrigo, que fundou a Chute Boxe, equipe que que teve como estrelas nomes como Anderson Silva, Cris Cyborg, José Pelé Landi, Maurício Shogun, Murilo Ninja e Wanderlei Silva.