Portal do Vale Tudo

Jovens de projeto de jiu-jistu participam de treinamento de primeiros socorros dos bombeiros

por: Leonardo Fabri
em 23 de fevereiro de 2017

Ação foi parceria entre a LBV/Super Rádio Brasil e o Corpo de Bombeiros - Foto: Leonardo Fabri

Ação foi parceria entre a LBV/Super Rádio Brasil e o Corpo de Bombeiros – Foto: Leonardo Fabri

Cerca de 40 jovens de comunidades cariocas participaram nesta quarta-feira de um treinamento de prevenção e primeiros socorros de afogamento ministrado por bombeiros do 2º Grupamento Marítimo na praia da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

A ação, promovida pela parceria da Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil e Corpo de Bombeiros, teve como intuito conscientizar as pessoas sobre a importância de ser cuidadoso ao entrar no mar e respeitar as sinalizações dos guarda-vidas, como explicou o Tenente Coronel Paulo Costa, responsável pela Coordenadoria de Embarcação de Resgate.

Tenente Coronel Paulo Costa foi um dos idealizadores da ação - Foto: Leonardo Fabri

Tenente Coronel BM Paulo Costa foi um dos idealizadores da ação – Foto: Leonardo Fabri

“A ação hoje foi um sucesso. Além de conseguirmos passar os ensinamentos às crianças, também fizemos com que elas se divertissem aprendendo, o que facilita na absorção do conhecimento. O objetivo de ensiná-los as maneiras preventivas de afogamento foi alcançado. Ensinamos noções de primeiros socorros, oceanografia e meteorologia para que eles entendam que o mar deve ser respeitado, assim como as sinalizações dos guarda-vidas. Nossa meta agora é que eles propaguem o que aprenderam aqui para os ambientes onde moram e estudam para que tenhamos menos ocorrências possíveis na orla do nosso estado”, explicou o Tenente Coronel, que destacou o enorme número de salvamentos nestes primeiros dois meses de 2017: “Mais de 10.700, sendo mais de 6.200 só na capital”.

Devido a uma infelicidade do acaso, os participantes viram de perto uma ação de resgate. Poucos metros da área onde acontecia a aula, uma idosa acabou se afogando, e prontamente os guarda-vidas com motos aquáticas a retiraram da água, já desacordada, fizeram os procedimentos para reanimá-la com sucesso e a colocaram na ambulância, onde foi atendida pelo médico do próprio GMAR. Tudo isso foi ao ar na TV Record, que acompanhou de perto a instrução passada pelos bombeiros às crianças. O vídeo pode ser assistido no seguinte link: http://r7.com/uqwT

Além do mar

Faixa preta de judô e roxa de jiu-jtsu, o Cabo BM Gustavo Melitch deu dicas importantes aos jovens - Foto: Leonardo Fabri

Faixa preta de judô e roxa de jiu-jtsu, o Cabo BM Gustavo Melitch deu dicas importantes aos jovens – Foto: Leonardo Fabri

As instruções não se limitaram a casos de afogamentos. Com a ajuda do moderno boneco simulador de primeiros socorros fabricado pela Boomboxe, o cabo BM Gustavo Melitch passou para os jovens técnicas de primeiros socorros de infarto, ataques de epilepsia, fraturas e hemorragia, o que pode acontecer em qualquer ambiente.

Faixa preta de judô e roxa de jiu-jitsu, da GFTeam, Melitch frisou a importância de saber como proceder em situações de emergência dentro do tatame, tendo em vista que o público da aula era formado por alunos do projeto de jiu-jitsu Geração UPP.

“É muito importante para todos os profissionais da área saberem identificar sintomas de infarto ou AVC, que são situações propícias, além de, claro, lidar com fraturas, o que fazer em caso de hemorragias, forma de conter a hemorragia, como fazer uma imobilização, e isso é de extrema importância para um instrutor de jiu-jitsu, judô, MMA ou qualquer outro esporte”, destacou.

Confira abaixo a galeria de fotos da ação:

  • "Ação foi parceria entre a LBV/Super Rádio Brasil e o Corpo de Bombeiros - Foto: Leonardo Fabri"
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""
  • "Faixa preta de judô e roxa de jiu-jtsu, o Cabo BM Gustavo Melitch deu dicas importantes aos jovens - Foto: Leonardo Fabri"
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""
  • ""