Portal do Vale Tudo

Jacaré reclama da possibilidade de Anderson furar fila na disputa de cinturão: “Está voltando de doping”

por: PVT | @portaldovt
em 12 de dezembro de 2018

Atual 3º colocado do ranking dos pesos médios do UFC, Ronaldo Jacaré foi o convidado desta semana do Resenha PVT, que vai ao ar todas as terças-feiras, ao vivo, em nosso canal do Youtube. Respondendo a um dos nossos inscritos, o lutador externou seu descontentamento com a possibilidade de Anderson Silva passar sua frente na corrida pela disputa de cinturão – no vídeo acima, a partir dos 18 minutos.

“Antes de lutar MMA, eu já era famoso (no Jiu-Jitsu). No meu tempo, eu lutava o campeonato amazonense e me credenciava para lutar o mundial. Se eu não ganhasse o amazonense, eu não ia lutar o mundial. Ninguém cortava minha frente. Agora, só porque o cara tem um nome e tudo… A realidade é que o Anderson está voltando de doping, o Anderson está fora do ranking”, desabafou.

Ainda dentro do assunto, Jacaré voltou a criticar a falta de critério do UFC para definir seus postulantes aos cinturões, o que, para ele, incentiva uma inversão de valores dentro do evento. Como exemplo, ele citou a confusão envolvendo as equipes de Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor no UFC 229.

“Depois que sai uma merda daquela, que o cara pula a grande, bate no outro, faz as cagadas… É tipo assim: vou começar a me dopar, vou começar a fazer um monte de merda, xingar todo mundo que talvez eu lute pelo cinturão. Mas a minha concepção é seguinte: meus princípios, meus valores são inegociáveis. Se eu merecer, eu vou merecer. Se me der ou não me der, eu não vou mudar, eu sou assim.”

Confira abaixo outros assuntos interessantes abordados na resenha:

Robert Whittaker x Kelvin Gastelum

O Gastelum é muito inteligente. O Whittaker é mais lutador, no sentido físico, tem mais pujança. Mas o Gastelum é muito inteligente, pode surpreender, e eu acredito que ele tem tudo para vencer esta luta.

Quem merece ser o próximo desafiante

Romero lutou pelo cinturão e não bateu o peso. Luke ia lutar com o Chris, se machucou e não lutou. Como é que você vai botar esses caras para lutar, se um não bateu peso e o outro se macucou e não lutou? Eu estava lá no dia da luta pronto para lutar, saudável, com 39 (anos). Vai botar quem? O cara que veio do doping?

Israel Adesanya, em caso de vitória sobre o Anderson

Ele não merece. De top da divisão ele só ganhou o Derek (Brunson), que já entrou assustado, era visível. O que ele fez com o Derek, me desculpa, mas eu fiz duas vezes e fiz melhor que ele, e eu não sou nem striker.

Anderson Silva x Israel Adesanya

Eu acho que o Adesanya tem tudo para vencer, mas o Anderson é o Anderson. Não é assim falar “ah ele vai ganhar do Anderson, vai ser fácil, ele vai chegar ali e fazer acontecer…” É o Anderson, o cara está aí, não vai ser fácil bater nele, não. Ninguém vence o Anderson assim fácil

Clima de respeito na luta contra Chris Weidman

A realidade é que quando eu e o Chris (Weidman) fomos lutar, a gente se respeitou muito. E todo mundo falou do nosso respeito, todo mundo falou da nossa luta. O que a gente faz do lado de fora do octógono, não tem nada a ver com o que a gente vai fazer dentro do octógono. Dentro do octógono eu lutei pra caramba, o Chris lutou pra caramba, a deu tudo para vencer, a gente deu nosso coração, e é isso que o público quer ver. Não é um cara que está voltando de doping, está fora do ranking, é famoso, é um dos melhores do mundo, furar a fila. Na realidade, todo mundo que está vendo isso está achando uma bosta. E essa é a verdade, é uma bosta.

Concorrente mais duro da divisão dos médios

Acho o Romero o mais duro dessa divisão.

Pensa numa possível superluta de Jiu-Jitsu com os craques da atualidade?

Esses caras estão num nível acima de mim, na competição, no cardio. Essa é a verdade. Acho que de pano eu ainda consigo fazer alguma coisa, acredito que eu consigo lutar. Sem pano eu que não seria uma boa para mim. De kimono eu até lutaria, mas sem kimono esses caras são diferentes.

Maiores nomes do Jiu-Jitsu competitivo de kimono

Pé-de-Pano tem uma história. Número 1 é o Roger Gracie. Tem o Buchecha e o Xande (Ribeiro) também. O Xande é o cara mais duro que eu já lutei.

Maiores nomes do ADCC

Agora tem esse Preguiça. Imagina se o apelido desse cara fosse agilidade e precisão (risos). Se for um, é o Roger. Dos últimos anos, sem kimono, sem sombras de dúvidas é o André Galvão, com certeza.