Portal do Vale Tudo

Documentário exibido na Globo mostra a realidade de lutadores brasileiros que sonham com o UFC

por: Leonardo Fabri
em 5 de dezembro de 2017

O MMA é como no futebol: enquanto grandes astros podem receber quantias milionárias, mais de 99% dos atletas vivem batalhas diárias para manter vivo o sonho de um dia chegar no maior evento da modalidade no mundo e poder dar uma vida mais digna à família.

Essa realidade é retratada no documentário “Knock Down”, dirigido por Rafael Norton através da Jabaculê Filmes, que mostra a superação diária dos atletas para treinar, subir degraus na carreira e sustentar a família. O título não é por acaso. Knock down é quando um lutador cai após um golpe do oponente, mas se recupera logo em seguida e volta para a luta.

Os personagens do longa, exibido pela TV Globo no último final de semana, são lutadores da renomada equipe X-Gym, liderada por Rogério Camões, treinador conhecido por dar oportunidades a diversos atletas que saem do interior do Brasil ou de favelas cariocas em busca do sonho.

O documentário mostra, entre outras histórias, a de um ex-presidiário que largou o crime graças ao MMA e a de um lutador que treina durante o dia, dá aulas particulares e, durante a noite, complementa a renda produzindo pizzas cone.

Assista ao trailer de “Knock Down” e o depoimento de Rogério Camões e Rafael Norton no vídeo do início desta publicação. O documentário irá ao ar na Globo News e no canal Combate.