Portal do Vale Tudo

Cristiano Marcello minimiza tempo sem lutar de Elizeu Capoeira e vislumbra entrada no top 15

por: Leonardo Fabri
em 20 de julho de 2017

Cristiano Marcello aposta suas fichas em uma boa vitória de Elizeu Capoeira – Foto: Leonardo Fabri

Recuperado de lesões que o afastaram do octógono por quase 1 ano, Elizeu Capoeira volta a se apresentar neste sábado, no UFC Fight Night 25, em Long Island, EUA, e vai à busca da terceira vitória consecutiva que pode até lhe colocar entre os 15 melhores lutadores dos meio-médios. Para isso, ele terá que superar o perigoso Lyman Good, ex-campeão do Bellator. Em bate-papo com o PVT, o treinador do brasileiro, Cristiano Marcello, analisou o desafio e descartou a preocupação em relação ao tempo que seu atleta ficou sem subir no cage.

“A qualidade de treinos que ele tem na CM System são lutas diárias. Os sparrings, os companheiros de treinos em geral proporcionam verdadeiras lutas durante os treinos, pois está todo mundo atualizado, treinando bem, então ele pega esse mesmo ritmo. A fome a gente controla. Ele é inteligente, então sabe que tem 15 minutos para vencer a luta, não precisa se desesperar e tentar acabar com a luta com um minuto. Nocaute e finalização são consequências da luta, acontecem naturalmente. Temos um time de mãos dadas no mesmo objetivo, que é o melhor para o time e para ele, existe essa conversa com os companheiros de equipe, com o preparador físico dele Rafael Carvalho, Zulu, Felipe Silva”, afirmou o líder da CM System.

Capoeira x Good é um duelo de nocauteadores. Juntos, eles possuem 21 nocautes na carreira – 12 do brasileiro e nove do norte-americano. Embora seja especialista na luta em pé, a equipe de Capoeira acredita que ele leva uma vantagem considerado caso a luta se desenrole no chão, e não escondem que a estratégia é derrubar o oponente.

“Ele é um cara muito duro. Felipe Silva, Zulu e eu estudamos muito ele. Vimos bastante brechas. O Elizeu é um cara bastante inteligente, então é fácil fazer a estratégia para ele. Com certeza não adianta se desesperar para botar para baixo, o lance é sentir em pé, usar a distância e achar o momento certo para colocar a estratégia em prática. Não é aquela coisa de tem que colocar para baixo obrigatoriamente, até porque a essência do Elizeu é nocautear, ele tem uma excelência em pé, além de ser muito inteligente. O negócio é usar o passo a passo, usando a distância, impor o jogo dele em pé, e não cair no jogo do oponente. É mais encaixe do que preferência. Como o Elizeu é mais completo, a gente pode se dar o luxo de escolher dar as cartas na luta. Tem que ter uma atenção, mas o Elizeu tem mais armas, então é só achar o momento e apresentar essas armas durante a luta”, explicou Cristiano Marcello.

Para o treinador, uma vitória no sábado impulsiona Elizeu Capoeira para o bolo dos 15 melhores meio-médios do UFC, o que, segundo ele, só não aconteceu ainda por conta das recentes lesões. Confiante, Cristiano Marcello não vê limites para seu atleta dentro da divisão.

“O Elizeu está pronto há muito tempo. Infelizmente aconteceram essas lesões. Se não fosse isso, ele já estaria no bolo. A história dele, o que ele fez no Brasil diz por si só… Venceu um GP contra os melhores lutadores da época, depois foi campeão do Jungle Fight, defendeu o cinturão algumas vezes, depois entrou bem no UFC, e dentro já apresentou suas qualidades. Garanto que ele faz frente conta qualquer um do top 15. Acredito que em breve ele vai postular entre os primeiros. Ele nasceu para ser vencedor, sabe o que quer, e pelos adversários que já deram para ele, com certeza a organização vislumbra coisas para ele dentro do evento. Agora deram para ele um cara que foi campeão do Bellator, então é uma excelente luta, não titubeamos em aceita-la. Dando tudo certo, a próxima luta dele será contra um top 15, para carimbar a entrada dele no ranking”, acredita.

UFC Long Island

Sábado, 22 de julho

CARD DO EVENTO (a partir de 21h, horário de Brasília):
Peso-médio: Chris Weidman x Kelvin Gastelum
Peso-pena: Dennis Bermudez x Darren Elkins
Peso-meio-pesado: Patrick Cummins x Gian Villante
Peso-galo: Jimmie Rivera x Thomas Almeida
CARD PRELIMINAR (a partir de 17h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Lyman Good x Elizeu Capoeira
Peso-médio: Rafael Natal x Eryk Anders
Peso-meio-médio: Ryan LaFlare x Alex Cowboy
Peso-pesado: Damian Grabowski x Christian Colombo
Peso-pena: Kyle Bochniak x Jeremy Kennedy
Peso-galo: Brian Kelleher x Marlon Vera
Peso-pesado: Timothy Johnson x Junior “Baby” Albini
Peso-pena: Shane Burgos x Godofredo Pepey
Peso-leve: Frankie Perez x Chris Wade