Portal do Vale Tudo

Confraria da Porrada: Filha de Rorion Gracie elucida sobre os perigos das concussões

por: PVT | @portaldovt
em 3 de outubro de 2018

O “Confraria da Porrada” desta semana já está disponível no Youtube. Excepcionalmente nesta quarta-feira o programa não é ao vivo, mas está imperdível como de costume. Os convidados são Paulão Filho e Rose Gracie.

Filha de Rorion Gracie, Rose milita no estudo da Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), popularmente conhecida como “demência pugilística”, uma doença neurodegenerativa progressiva causada por repetidos golpes na cabeça, mas que só pode ser diagnosticada após a morte, o que impede qualquer tipo de tratamento.

“Antigamente chamávamos de doença pugilística, porque acreditava-se que somente os boxeadores sofriam com isso, mas não é verdade”, explica Rose. “Encefalopatia traumática é uma doença que afeta boxeadores, lutadores de Jiu-Jitsu, de MMA, wrestlers, jogadores de futebol e qualquer atleta ou pessoa que toma pancadas repetitivas na cabeça.”

Durante o programa ela falou sobre estudos feitos pelas universidades de Boston e de Toronto através da Concussion Legacy Foundation, que mostram que lutadores de MMA estão mais propensos a sofrerem de ETC. Confira a partir de 1 minuto e 30 segundos de programa. Claro que ela também contou histórias que só quem é neta de Hélio Gracie poderia contar.

Causos de Paulão

Assim como no programa da semana passada, Paulão Filho também levou ao programa algumas histórias impagáveis, como uma confusão provocada por Carlson Gracie no consulado dos EUA no Brasil que impediu que ele viajasse para enfrentar Chuck Liddell. Ele também revelou que lutou de graça recentemente no Kuwait. Sobre Conor McGregor e Khabib Nurmagomedov, o veterano colocou suas fichas no irlandês.

“Se o russo fosse finalizador, como o Charles Do Bronx’s, eu até ficaria mais confortável (para apostar no Khabib), mas não é o caso dele, ele pressiona e quer bater. E o Conor tem saúde, é um cara forte. Assim, é mais simples para o Conor levar a vitória caso o Khabib erre do que vice e versa. Apenas uma piscada de olho que o russo pode dar, a luta pode acabar por nocaute”.