Portal do Vale Tudo

Com apoio de lutadores do UFC, Copa de Projetos Sociais dá oportunidade a jovens de Angra dos Reis

por: Leonardo Fabri | @Fabri89
em 9 de outubro de 2019

O município de Angra dos Reis, no Sul do Rio de Janeiro, encontrou nos projetos sociais de Jiu-Jitsu a esperança de um futuro melhor para as crianças e jovens da região. Para celebrar o impacto positivo das artes marciais na comunidade, o líder de uma dessas ações decidiu promover um campeonato reunindo todas essas equipes. O sucesso da primeira edição foi tamanha que a segunda já tem data e local definidos: acontece no dia 08 de dezembro, no Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas, no Centro da cidade.

“A Copa de Projetos veio para dar a todas as crianças de projetos sociais da cidade e de toda a região próxima a oportunidade de participar de uma competição, tendo em vista que as inscrições para competir em eventos de federações tradicionais são caras para muitas dessas crianças e os projetos sociais não têm verba para inscrevê-las”, explicou o idealizador da ação, o faixa-marrom Elias Neto. “E nesta edição vamos ter apoiadores de peso, como a LBV, a Super Rádio Brasil e a Prime Esportes.”

Além da Copa de Projetos, o professor Neto, filiado à equipe GSTeam, do professor Gilvan Santos, também fundou, no ano de 2014, o projeto social Gileade, que hoje leva as técnicas e a filosofia do Jiu-Jitsu a cerca de 80 crianças e jovens de duas comunidades de Angra.

“Estamos no Morro da Glória 2 e no bairro Parque Belém. O objetivo é dar a essas crianças a opção de uma vida melhor, já que, infelizmente, muitas delas nascem e crescem no meio do caos que é a realidade dessas comunidades”, lamentou Elias Neto.

A Copa dos Projetos sociais conta com apoio da Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil e Prime Esportes, além de diversas personalidades do mundo da luta, como e os atletas do UFC Thiago Marreta, Charles do Bronx’s, Priscila Pedrita, Mayra Sheetara e os faixa-coral de Jiu-jitsu Sergio Malibu e mestre Resende.