Portal do Vale Tudo

Alunos de projeto social da comunidade de Manguinhos dão show e garantem vagas nas finais do Campeonato Brasileiro de Karatê

por: Leonardo Fabri | @Fabri89
em 10 de julho de 2018

Associação Sandokan teve resultado expressivo – Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro dominou a última etapa classificatória para as finais do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Karatê, realizada no último final de semana no Parque Olímpico, na própria Cidade Maravilhosa. Ao todo, 239 atletas fluminenses garantiram lugar na fase decisiva, marcada para outubro no município de Contagem, em Minas Gerais.

Projeto social que existe há mais de 25 anos na comunidade de Manguinhos, na Zona Norte, a Associação Sandokan classificou 13 dos 14 alunos que participaram da seletiva. Líder da equipe, a faixa-preta Marise Covelo comemorou o resultado expressivo.

“Nossa equipe levou 14 atletas na expectativa de classificar 10 para a final em Minas, acabou que classificamos 13. Superamos todas as nossas expectativas, graças a Deus e aos nossos parceiros”, agradeceu a sensei, que recebe o apoio da Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil, Prime Esportes, Boomboxe, Centro de Referência da Juventude (CRJ) e Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ).

O saldo foi tão bom que até o único atleta da equipe que não se classificou teve motivo para comemorar. Jhonathan Jobim, 17 anos, não avançou no campeonato, mas lutou até o fim após ter vencido uma batalha ainda mais importante, a contra as drogas.

“Infelizmente o Jonathan não conseguiu a classificação, mas só de participar e dar tudo dele ali dentro, nós já consideramos um título. Ele é muito bom no Karatê e, se ele continuar se dedicando, tem um futuro promissor no esporte, seja como atleta de alto rendimento ou como professor”, acredita Covelo.

Representante da FKERJ, Luiz Antônio Oliveira exaltou o resultado dos representantes fluminenses, que com 77 medalhas de ouro, – além de 65 de prata e 77 de bronze – terminaram a competição no primeiro lugar, superando outros 21 estados.

“Como chefe da delegação fluminense, tenho a honra e a satisfação de ver classificados cerca de 80% dos atletas que competiram nessa etapa do brasileiro 2018. Aos atletas, pais, professores, técnicos e toda a comissão técnica empenhada, meus parabéns e meu muito obrigado. Que minha mensagem de agradecimento chegue a todos, mesmo os que não tenham obtido a classificação, porque nos honraram com sua presença envergando nossa bandeira”.